A cervicite é uma inflamação do colo do útero, causada pelas próprias bactérias naturais da flora vaginal, ou bactérias transmitidas por meio de relações sexuais sem uso de preservativos.

A doença é mais comum entre mulheres de 18 a 25 anos. Pode ocorrer com a presença de corrimento com aspecto amarelo-esverdeado (mucopurulento) ou sangramento, mas na maioria das vezes não apresenta sintomas e por isso não é diagnosticada e tratada, podendo tornar-se crônica. Portanto, é importante realizar exames ginecológicos com uma frequência regular, assim essa e qualquer outra condição pode ser diagnosticada e tratada o quanto antes.

Sua causa pode estar relacionada à uma reação alérgica ou irritativa provocada pelo uso de produtos vaginais, como desodorantes e espermicidas, ou devido à traumas, como no caso de relações sexuais
Já a cervicite infecciosa é causada, principalmente, por bactérias como na gonorreia (Neisseria gonorrhoeae) e na infecção por clamídia (Chlamydia trachomatis), mas também por outros micro-organismos como os vírus da herpes (Herpes simplex) e do HPV (Papiloma vírus humano).

Ficou com dúvidas?
Entre em contato com a Dra. Bartyra!
Telefone: (11)3722-3286 / (11)3722-3562