O papel mais conhecido da vitamina D é em nossa saúde óssea, já que ela é relacionada ao raquitismo em crianças. Uma vez disponível em nosso organismo, ela viaja até o intestino, onde facilita a absorção do cálcio presente nos alimentos. Portanto, sua falta leva a uma menor disponibilidade do mineral que compõe o esqueleto. E, ao longo das décadas, isso abre portas para a osteoporose. O cuidado deve ser redobrado em mulheres na menopausa e nos idosos, mais suscetíveis às alterações que corrompem a ossatura.

A exposição solar é importante para prevenir deficiências de vitamina D porque apenas cerca de 20% das necessidades diárias dessa vitamina são alcanças pela alimentação.

Além de ajudar na absorção do cálcio, o nutriente ainda evita o raquitismo, diminui o risco de doenças cardíacas, ajuda a prevenir a osteoporose, combate a depressão, melhora a secreção de insulina pelo pâncreas, proporciona bom funcionamento do sistema imunológico, beneficia a fertilidade e o emagrecimento, entre outros.

Caso seja necessário, existem suplementos em forma de gotas, cápsulas, comprimidos e injetáveis que ajudam a evitar essa carência da vitamina e podem auxiliar no tratamento de algumas doenças. Consulte seu médico para saber a dosagem exata do nutriente, já que em excesso a vitamina D pode causar problemas renais.