Você conhece as funções, vantagens e desvantagens do uso do DIU? O Dispositivo Intrauterino é um dispositivo de plástico flexível, de cerca de 20 mm de tamanho, formato de um “T” e, quando inserido no útero, tem efeito contraceptivo.

Existem dois tipos de DIU: o hormonal e o de cobre. O primeiro deles, conhecido popularmente como mirena, tem a capacidade de diminuir o fluxo da menstruação, cólicas e também o risco de câncer no endométrio. Devido à sua composição, ele costuma ser indicado para pacientes com endometriose e risco de desenvolver algum tipo de trombose.

Além disso, há o DIU de cobre. Ele não envolve o uso de hormônios e, por isso, representa menos danos à saúde e efeitos colaterais indesejados. Ele não interfere na amamentação.

No geral, qualquer tipo de DIU tem eficácia igual ou até superior a 99% e pode permanecer dentro do corpo de 5 a 10 anos. No caso de menopausa, ele deve ser retirado até um ano após a última menstruação.

Cada caso é um caso. Por isso, converse com o seu ginecologista para que ele possa avaliar o método contraceptivo mais indicado para você.