Você sente que pode ter engordado um pouco desde que começou a tomar pílulas anticoncepcionais? Fique tranquila, isso é normal! O ação do anticoncepcional está diretamente ligada à inibição da produção de certos hormônios a fim de impedir a ovulação. O que acontece é que estes hormônios são muito importantes para a manutenção do ritmo de nosso metabolismo e absorção de nutrientes.

Naturalmente, nós, mulheres, já produzimos cerca de dez vezes menos testosterona que os homens. O anticoncepcional utiliza grande parte deste hormônio para inibir a ovulação e impedir a gravidez. Então sobra pouca quantidade de testosterona para ganharmos massa muscular. Outro fator que chama atenção é a ação da pílula na inibição da lipólise, ou seja, a queima de gordura em nosso organismo.

Portanto, além de termos maior dificuldade em ganhar massa muscular, é mais difícil perder a gordura já acumulada. Procure seu ginecologista e converse sobre os métodos anticoncepcionais que melhor atendam suas necessidades e sejam mais seguros para sua saúde.