É uma infecção genital causada pelo protozoário Trichomonas Vaginalis. Sua transmissão ocorre por meio das relações sexuais ou contato íntimo com secreções de uma pessoa contaminada. Pode ser transmitida por mulher/homem e mulher/mulher. Em geral, afeta mais as mulheres.

O Trichomonas vaginalis é um parasita que só infecta o ser humano; costuma viver na vagina ou na uretra, mas pode também ser encontrado em outras partes do sistema geniturinário. Por viver principalmente na parte interna da vagina, essa doença causa microlesões e dores, e pode até levar ao desenvolvimento de outras DSTs.

SINTOMAS
▫Corrimento amarelado ou amarelo-esverdeada;
▫Coceira;
▫Odor forte e desagradável;
▫Irritação vulvar;
▫Dor;
▫Dificuldade de urinar.

DIAGNÓSTICOS
Após o reconhecimento dos sintomas, a mulher deve procurar o médico ginecologista, que solicitará exames laboratoriais como coleta da secreção vaginal, cultura de secreção ou PCR, exame de sangue que avalia se há infecção no organismo.
Também pode ser realizado o principal exame de consultório, o Papanicolau.

PREVENÇÃO
A transmissão da tricomoníase ocorre, comumente, via contato sexual. São raros os casos de contágio por meio de objetos contaminados, como assentos de vasos sanitários.
Sendo uma doença sexualmente transmissível, a melhor forma de prevenção é o uso de preservativo em todas as relações sexuais.

TRATAMENTOS E CUIDADOS
O tratamento da Tricomoníase tem como objetivo erradicar o agente causador. A primeira medida indicada é a abstinência sexual, pois é necessário um reequilíbrio do organismo para assim evitar o aumento, desconforto e o surgimento de novas doenças.
Também é indicado o uso de antibióticos, sendo obrigatório o tratamento conjunto do parceiro sexual para evitar a reinfecção. Nas mulheres, o tratamento oral é de dose única simultaneamente ao tratamento tópico, com o uso de creme vaginal.

Procure seu ginecologista para saber mais sobre a Tricomoníase e como tratá-la corretamente 😉

#drabartyragranata #tricomoníase#ginecologista #ginecologistaemsp #sp