Miomas são tumores não cancerosos do útero, que muitas vezes aparecem durante a idade fértil. Os miomas não estão associados a um risco aumentado de câncer de útero e quase nunca se transformam em câncer. Esse tumor benigno atinge cerca de 50% das mulheres na faixa etária dos 30 aos 50 anos.

Causas
▫Mudanças genéticas: muitos miomas contêm alterações nos genes que os diferem das células normais do músculo uterino.
▫Fatores hormonais: o estrógeno e a progesterona, dois hormônios que estimulam o desenvolvimento do endométrio durante cada ciclo menstrual, a fim de prepará-lo para a gravidez, quando em desequilíbrio podem promover o crescimento dos fibroides.
▫Outros fatores de crescimento: substâncias que ajudam o corpo a manter os tecidos podem afetar o crescimento dos miomas.

Sintomas
▫Sangramento menstrual pesado
▫Períodos menstruais prolongados – sete dias ou mais de sangramento menstrual
▫Sangramentos mensais atípicos, às vezes com coágulos
▫Pressão ou dor pélvica
▫Micção frequente
▫Dificuldade esvaziar a bexiga
▫Prisão de ventre
▫Dor durante as relações sexuais.

Tratamento
Não há uma abordagem única para o tratamento do mioma. Se você tiver sintomas, converse com o médico sobre as opções mais adequadas ao seu caso.
Muitas mulheres com miomas não experimentam sintomas, ou então apenas sinais leves e pouco irritantes. Se esse for o seu caso, fazer o acompanhamento médico, sem necessariamente usar algum medicamento ou fazer uma cirurgia, pode ser a melhor opção.