Menopausa Precoce

🔺 Os sintomas da menopausa precoce são os mesmos da menopausa comum e, por isso é frequente que surjam problemas como secura vaginal ou ondas de calor. No entanto, esses sintomas se iniciam antes dos 45 anos de idade, ao contrário dos da menopausa que são mais comuns após os 50 anos.
Apesar de serem os mesmos da menopausa, é possível que sejam sentidos com maior intensidade devido à brusca interrupção na produção dos hormônios sexuais.

Causa

🔺 O envelhecimento antecipado dos ovários pode levar a uma menopausa precoce, e esta pode ser causada por fatores como:

Alterações genéticas no cromossomo X que podem ser diagnosticadas através de um exame genético;
Mãe ou avó com histórico de menopausa precoce;
Doenças autoimunes;
Deficiências enzimáticas como a Galactosemia, uma doença genética causada pela falta da enzima galactose, podem levar ao aparecimento da menopausa precoce;
Quimioterapia e exposição exagerada a radiações como ocorre na radioterapia, ou a certas toxinas como as do cigarro ou dos pesticidas;
Algumas doença infecciosas como Caxumba, infecção por Shigella e malária, podem também raramente provocar a Menopausa Precoce.
Além disso, a retirada dos ovários através de cirurgia em casos de tumor ovariano, doença pélvica inflamatória ou endometriose, por exemplo, também provoca a menopausa precoce na mulher, pois não existem mais ovários para produzir estrogênio no corpo.

Tratamento

🔺 A Reposição hormonal é o tratamento de escolha em casos de menopausa precoce, e é feito através do uso de medicamentos à base do hormônio estrogênio, responsável por regular o ciclo menstrual e prevenir complicações como osteoporose e doenças cardíacas, que são mais frequentes em mulheres com menopausa precoce.

Além disso, é importante praticar regularmente atividade física e fazer uma alimentação equilibrada, evitando o consumo de doces, gorduras e produtos processados como bacon, salsicha e comida congelada, para evitar o ganho de peso excessivo, e aumentar o consumo de alimentos integrais, sementes e produtos de soja na dieta, pois eles auxiliam na regulação hormonal.