5 DICAS PARA AMENIZAR A CÓLICA
1. Colocar compressas de água morna no abdômen
As compressas de água morna ajudam a diminuir as cólicas menstruais porque a temperatura quente aumenta o fluxo de sangue e relaxa os músculos da região pélvica, diminuindo as dores. Pode-se colocar as compressas de água morna no abdômen ou na parte inferior das costas.
.
2. Comer 50 g de sementes de abóbora por dia
As sementes de abóbora são ricas em magnésio, que ajuda a diminuir a contração muscular e a dor das cólicas menstruais. Desta forma, é recomendado comer 50 g de sementes de abóbora por dia 10 dias antes da menstruação.
.
3. Não ingerir cafeína nem álcool
O álcool e a cafeína presente no café, chás, colas e chocolates, por exemplo, agravam a cólica menstrual. Por isso, é importante retirar da alimentação estes alimentos.
.
4. Evitar comer doces e salgados
Os doces e os salgados causam inchaço e retenção de líquido, aumentando o aparecimento de cólicas menstruais. Por esta razão, é importante ter uma dieta equilibrada, procurando evitar o excesso de doces e salgados e comendo mais legumes e verduras, frutas, frango e peixe, com pequenas refeições e intervalos entre elas.
.
5. Praticar exercício físico regularmente
O exercício físico libera endorfinas, que agem como um analgésico natural e que melhoram o humor. Por isso, praticar exercício físico regularmente como caminhadas, natação, yoga ou ciclismo, por exemplo, pode ajudar a prevenir ou reduzir as cólicas menstruais.