🔹 O termo “probiótico” é usado para referir-se a microorganismos vivos que estão destinados a beneficiar a sua saúde de alguma forma. Estes microrganismos benéficos aparecem naturalmente em alguns alimentos, tais como iogurte e kimchi (repolho fermentado), mas também são vendidos como suplementos probióticos ou cremes.
.
Eles habitam principalmente a pele, o trato gastrointestinal e a região vaginal.
As bactérias benéficas (chamadas também de PROBIÓTICOS) possuem diversas funções que vão desde digestão e absorção de vitaminas e minerais até o equilíbrio que deve ser mantido para controlar a população de bactéricas e fungos tidos como “inimigos”.
.
Alguns estudos mostram que os suplementos probióticos, seja por via oral ou em forma de cápsulas vaginais, são promissores na prevenção da recorrência de infecções vaginais por leveduras. Os probióticos podem também agir como uma adição muito útil para os tratamentos antifúngicos convencionais para a candidíase vaginal.
.
Mas atenção: para manter a candidíase sob controle, não basta somente usar os probióticos: é preciso cuidar da alimentação, e consultar um ginecologista.