A Síndrome dos Ovários Policístico (SOP), é um distúrbio endócrino que provoca alteração dos níveis hormonais, levando a formação de cistos nos ovários, aumentando assim o tamanho deles.
Para obter o diagnóstico da síndrome, é necessário realizar o exame clínico, o ultrassom ginecológico e exames laboratoriais.

A doença é percebida através do ultrassom, pelo surgimento de muitos folículos aos mesmo tempo na superfície dos ovários. Em mulheres não virgens, o ultrassom transvaginal é o mais indicado.


O tratamento da SOP depende dos sintomas que a paciente apresenta. O médico ginecologista avalia o melhor tratamento mas para isso é importante questionar se a paciente deseja engravidar ou não.
Os principais tratamentos são:


-Anticoncepcionais orais. Quando não há o desejo de engravidar, o método é benéfico. A pílula melhora os sintomas principais da SOP (diminui o aumento de pelos, o aparecimento de espinhas, a irregularidade menstrual e as cólicas). Mulheres que não podem tomar pílula podem optar pelo tratamento à base de progesterona.


– Cirurgia


– Antidiabetogênicos orais, são medicamentos para diabetes, pois a síndrome é associada a resistência insulínica no corpo.


– Dieta e atividades físicas


– Indução do ovulo no caso de mulheres que desejam engravidar.