💊 A pílula do dia seguinte é um contraceptivo de emergência e deve ser tomado em até 72 horas após a relação sexual. Saiba mais sobre ela com as respostas para as mais frequentes perguntas:

♦ DEPOIS DO SEXO DESPROTEGIDO, QUANTO TEMPO TENHO PARA TOMAR A PÍLULA?

O ideal é que a mulher tome a pílula o mais próximo possível da relação sexual desprotegida. Mas ela tem até três dias (72 horas) para fazer isso. Nas primeiras 24 horas, por exemplo, a eficácia da pílula é de 88%, e vai diminuindo conforme os três dias passam. O medicamento é vendido em dose única e em dois comprimidos. É indicado que a mulher tome um comprimido e espere 12 horas para tomar o outro. Entretanto, para não haver esquecimento, ela pode optar por tomar os dois de uma vez.

♦ A PÍLULA TEM ALGUMA CONTRAINDICAÇÃO?

Mulheres com distúrbios metabólicos, principalmente insuficiência hepática e tromboembolismo venoso devem evitar tomar o medicamento. É sempre de grande importância conversar com um médico antes.

A PÍLULA DO DIA SEGUINTE PROTEGE DURANTE O RESTANTE DO MÊS?

Não. A pílula impede a ovulação no momento da relação, mas não permanece agindo para impedir uma possível segunda gravidez, inclusive no mesmo ciclo. Dessa forma, é essencial que as relações posteriores ao uso sejam feitas com métodos de contracepção adequados.

POSSO TOMAR A PÍLULA MAIS DE UMA VEZ POR MÊS?

Não é recomendado, pois ela perde a eficácia, aumentando o risco de gravidez. Além disso, graças a sua alta dose de componentes hormonais, ela pode causar reações adversas como náuseas, alteração do ciclo menstrual, dor de cabeça e diarreia.

#DraBartyraGranata #Ginecologista #Ginecologia #SaúdeDaMulher #Mulher #BemEstar #GinecologistaEmSP #Cuidados #PilulaDoDiaSeguinte