♦ O sangramento de escape (também conhecido como spotting) é um tipo de sangramento que acontece de forma isolada e, apesar de ter semelhanças com a menstruação, apresenta causas e características diferentes.

Na maioria das vezes, esse sangramento é inofensivo para a mulher, sendo algo ocasional e que não traz nenhum tipo de problema. Porém, é preciso estar atenta, principalmente quando se faz uso de um anticoncepcional contínuo e o sangramento não é esperado.

Entenda quais são as possíveis causas que resultam nesse escape e como fazer para poder identificá-lo.

 

♦ Causas

 

A hipótese mais aceita por especialistas é que, quando há a exposição do útero aos hormônios, a camada uterina interna (que é a camada que se descama durante a menstruação) torna-se mais fina. Isso deixa os vasos sanguíneos expostos, o que resulta no sangramento.

 

Por esse motivo, na maioria das vezes, sangramento de escape tem relação com o uso de um anticoncepcional hormonal, como é o caso da pílula, DIU, adesivo ou anel vaginal.

 

Ele também pode estar relacionado com o início de uma gravidez, o que é mais comum nos 3 primeiros meses da gestação. Porém, outras causas podem estar associadas a esse sangramento irregular.

 

♦ Sintomas

 

Em geral, o sangramento de escape não vem acompanhado de outros sintomas além do leve fluxo sanguíneo. Ele pode surgir de forma inesperada, antes ou depois da menstruação regular, cessando por conta própria.

Caso o sangramento (spotting) venha junto a outros sintomas, como cólicas, fortes dores abdominais ou ardência ao urinar, é importante buscar a orientação de um médico, pois pode se tratar de algum problema.

 

♦ Tratamento

 

Na maioria dos casos não há a necessidade de qualquer tipo de intervenção para resolver o spotting. Isso porque ele geralmente se resolve espontaneamente, sem a necessidade do uso de medicamentos ou alterar o uso de um anticonceptivo.

Porém, se for o caso de o sangramento causar algum incômodo para a mulher, é possível buscar a orientação de um profissional. Como as causas variam bastante, o tratamento indicado pelo ginecologista também vai variar dependendo do diagnóstico.

 

♦ Quando buscar a ajuda de um médico

 

Se o escape acontece uma única vez ou então apenas esporadicamente, não apresentando outros sintomas, isso é algo comum e não é motivo para a mulher se preocupar.

Porém, quando o sangramento acontece de forma repetitiva (todos os meses), é importante que se busque orientação com um ginecologista. Se isso acontece ao fazer o uso de pílula, além de trocar o anticoncepcional, o profissional pode avaliar as causas desse problema.

 

#DraBartyraGranata #Ginecologista #Ginecologia #SaúdeDaMulher #Mulher #BemEstar #GinecologistaEmSP #Cuidados #Spotting