♦ Vulvovaginite é inflamação ou infecção da vulva e da vagina, que também pode ser chamada de vulvite ou vaginite. É uma condição comum que afeta pessoas de todas as idades. A vulvovaginite tem uma variedade de causas.

🦠 As causas podem ser diversas, como: bactérias, fungos, vírus, parasitas, fatores ambientais, DSTs, químicos como sabonete ou até mesmo a menopausa.

⚠ Sintomas de vulvovaginite podem incluir:

• Mudança na cor, odor ou quantidade de corrimento vaginal
  • Coceira ou irritação vaginal
  • Dor durante a relação sexual
  • Dor ao urinar
  • Sangramento vaginal.

As características do corrimento vaginal podem indicar o tipo de vaginite. Os exemplos incluem:

• Vaginose bacteriana: corrimento de odor fétido branco-acinzentado. O odor, muitas vezes descrito como cheiro de peixe, pode ser mais óbvio após a relação sexual
  • Infecção por fungos: o principal sintoma é a coceira, mas você pode ter um corrimento branco e espesso que se assemelha ao queijo cottage
  • Tricomoníase: pode causar um corrimento amarelo, espumoso, por vezes esverdeado.

Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

#DraBartyraGranata #Ginecologista #Ginecologia #SaúdeDaMulher #Mulher #BemEstar #GinecologistaEmSP #Cuidados #Vulvovaginite