♦ As idas a piscinas e praias e o uso frequente de  maiôs e biquínis durante o verão são propícios ao aparecimento de infecções vaginais. Os sintomas mais comuns sentidos por mulheres são coceira, ardor e irritação, acompanhada de possíveis alterações na cor e consistência do corrimento vaginal.

⚠ A candidíase é a mais recorrente nessa época do ano, sendo causada pelo crescimento do fungo cândida, que prefere lugares úmidos, causa coceira e dores para urinar e no ato sexual. Embora possa ser transmitida sexualmente, não é considerada uma Doença Sexualmente Transmitida (DST).

⚠ Já a tricomoníase é uma DST causada pelo parasita Trichomonas vaginales, e apresenta corrimento amarelo-esverdeado com odor desagradável, além de dores ao urinar e durante o sexo.

⚠ A vaginose bacteriana é provocada pela bactéria Gardnerella Vaginalis, seu principal sinal é um corrimento amarelo ou branco-acinzentado, com um odor forte, e que piora durante as relações sexuais e na menstruação. Também pode provocar ardor e um pouco de coceira. Todas elas podem ser tratadas com medicamentos via oral e cremes vaginais.

⚠ A infecção urinária pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário como rins, bexiga, uretra e ureteres. Esse tipo de infecção é comum em mulheres devido ao tamanho da uretra feminina. Os principais sintomas são: ardência ao urinar, excesso de vontade de urinar, e urina escura e com forte odor, além de dores pélvica e retal. Em casos mais graves há sangramento na urina.

➡ Para prevenir esses problemas, o ideal é evitar ficar muito tempo usando roupas úmidas, como o biquíni ou a roupa da academia, optar por peças mais arejadas, manter frequente a higienização com sabonete neutro ou sabonete íntimo. É importante manter uma boa hidratação e a alimentação equilibrada, pois dietas ricas em lactobacilos ajuda na prevenção de infecções.