🥵 Os fogachos, também conhecidos como “ondas de calor” , são queixas típicasda mulher na perimenopausa e nos primeiros anos pós-menopausa. Entre 50-80% das pacientes nesta fase da vida irão apresentar esta queixa em graus variados de intensidade.

 

🔥 O fogacho costuma começar como uma sensação súbita de calor tornando-se rapidamente generalizada. Os sintomas mais notáveis costumam ser uma sensação súbita de ondas de calor pelo corpo, particularmente na cabeça, face e peito, é o sintoma mais marcante da deficiência estrogênica. Geralmente é acompanhado por ruborização (isto é, por vermelhidão) da face e sudorese, podendo ser seguido por calafrios e uma sensação de ansiedade durante a onda de calor. A Mulher sente-se muito quente, mas sua temperatura mantém-se normal, ao redor dos 36,5ºC.

 

📊 Em 80% dos casos as ondas de calor da menopausa duram por mais de um ano, chegando a durar, na maioria das vezes, até três anos.

 

Para amenizar as ondas de calor:

🧘🏻‍♀Fazer acupuntura, praticar yoga ou meditação.

🐟Também é excelente praticar atividades físicas e se alimentar de proteína vegetal e peixes ricos em ômega 3.

 

Alguns tratamentos:

💊 reposição de estrogênio, porém, atualmente, devido aos efeitos colaterais, seu uso só está indicado por curtos períodos (dois ou três anos) e em mulheres com sintomas de moderada a forte intensidade.

🧬 implante de gestrinona: esse implante hormonal é utilizado como reposição hormonal para a mulher que está no climatério pois promete dar fim aos terríveis sintomas dessa fase, não só no fogacho, como na irritabilidade e tristeza sem motivo. E ainda promete o aumento da libido!