Herpes é uma doença causada pelo Vírus Varicela-Zóster 🦠, o mesmo que causa também a Catapora. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em torno de 70% da população mundial 🙋🏻♂🙋🏼♀🙆🏾♂🙆🏻♀ com menos de 50 anos de idade é portadora do vírus causador da doença, mas muitas vezes ele permanece em latência durante toda a vida da pessoa, não apresentando sintomas. 😅

A irrupção das lesões cutâneas 👄 – pequenas bolhas⚪ cheias de líquido claro ou amarelado que formam crostas quando se rompem – é precedida por alguns sintomas locais como coceira, ardor, agulhadas, formigamento e que desaparecem em uma semana aproximadamente.

Já herpes genital é uma infecção sexualmente transmissível (IST), causada pelo vírus Herpes simplex do tipo 1 (HSV-1) e tipo 2 (HSV-2). Essa infecção é responsável por atacar a pele ou as membranas mucosas dos genitais de homens 🚹 e mulheres 🚺. Dessa forma, provoca sinais e sintomas como feridas, dores, coceiras e grande desconforto na região.

A primeira infecção costuma ser mais grave e o restabelecimento completo, mais demorado. Nas recidivas, os sintomas são os mesmos, mas menos intensos 😉.

Vacinas 💉 estão sendo testadas para tratamento e prevenção da doença, mas nenhuma comprovou ser totalmente eficaz. No entanto, existem medicamentos antivirais 💊que ajudam a diminuir o período de evolução da crise herpética e os sintomas. A herpes é uma doença crônica, porém existe tratamento 👍🏻 para os episódios de crise, com antivirais tópicos e orais, que são prescritos de acordo com a avaliação médica.