A menstruação atrasada nem sempre é sinal de gravidez 🤱🏼e, mesmo sendo algo bem comum, assusta muitas mulheres! 😦

O ciclo menstrual é influenciado por fatores fisiológicos e emocionais, que são suficientes para que a menstruação atrase por alguns dias. Por isso é importante conhecer a si mesma 🙋🏻 e seu próprio corpo, assim fica mais fácil identificar e entender os sinais.

Estresse ou ansiedade: essa pode ser uma das principais razões de menstruação atrasada ou ausente. Isso porque nesses casos há um efeito negativo na produção hormonal, podendo interromper ❌ até mesmo a ovulação.

Baixa gordura corporal: Atletas 🏋🏻♀ ou mulheres com baixo percentual de gordura corporal também podem ficar sem menstruar.

Síndrome do ovário policístico (SOP): Geralmente mulheres com SOP têm menstruação irregular, pois produzem androgênios (hormônios masculinos) em excesso.

Amamentação: Nessa fase, o corpo sintetiza hormônios que podem inibir a ovulação.

Excesso de peso ou obesidade: excesso de peso ou ganho de peso podem fazer com que o organismo produza estrogênio demais ou outras alterações hormonais, o que pode afetar o ciclo menstrual. ⠀
✅ De qualquer forma, sempre que tiver dúvidas ou notar alterações no seu corpo e no seu ciclo menstrual, é importante que consulte sua ginecologista.