Há mulheres que usam a #tabelinha 🗓 para engravidar 🤰🏻e outras que a utilizam como método ❎ contraceptivo!

Para quem objetiva evitar a gravidez através tabelinha minha resposta é: não ❎ conte somente com ela! ⚠ Combine com outros métodos mais #eficazes e #seguros!

Entenda o porquê:

1⃣ A tabelinha é baseada no fato de que, cerca de 14 dias antes de menstruar, a mulher estará no período fértil, contando com isso para evitar uma gestação indesejada.

2⃣ Porém não é fácil assim, muitas mulheres têm o ciclo menstrual irregular ou o período fértil influenciado por outras situações.

3⃣ Os #espermatozoides 🧫 podem sobreviver no #útero ou nas trompas de por até ⏱ #72horas. Se a #relaçãosexual ocorre três dias antes da sua #ovulação ainda existe risco ⚠ de um encontro entre óvulo e espermatozoide e, portanto, uma #fecundação e provável gestação.

4⃣ O ciclo menstrual sofre alterações constantes e vários fatores podem interferir para que ele se desregule, como estresse 😩, medicações, má alimentação 🍟 e outros. Isso atrapalha totalmente o cálculo da tabelinha e o resultado pode surgir 😯 9 meses depois.

5⃣ Existem inúmeros outros #métodoscontraceptivos mais seguros e mais assertivos do que a tabelinha, como pílulas anticoncepcionais, #implantes hormonais e DIU, por exemplo. Além disso, a #camisinha é um item indispensável ❗ durante as relações sexuais, já que também protege contra infecções sexualmente transmissíveis.

⭐ Converse com a sua #ginecologista para ter CERTEZA de qual é o método mais eficaz e confortável para você.