Muitas vezes as pacientes não sabem que estão usando a 💊 #pílula do modo errado, inclusive confiando só nela como #métodocontraceptivo!

O mais importante é sempre seguir as recomendações da sua 👩🏻⚕️ #ginecologista e perguntar TUDO, para não restar dúvidas no uso durante o dia a dia!

Entre os erros mais comuns estão:

1⃣ Começar a tomar a pílula em qualquer dia: é super importante ❗ seguir a recomendação de começar a sua primeira cartela no primeiro dia de #menstruação. Um dos métodos que a contracepção age é te impedindo de #ovular. Se você começar a tomar no dia errado, pode ovular depois acabar 🤰🏼engravidando!

2⃣ Atrasar: a pílula deve ser ingerida TODOS os dias, no MESMO horário, sem falta! Hoje, as pílulas têm uma dosagem hormonal baixa, então dependendo de qual for, se a pessoa não tomar no horário certinho, o #nívelhormonal cai 📉 e ela tem um funcionamento irregular.

3⃣ Não usar camisinha: a camisinha é ⚠ #INDISPENSÁVEL, mesmo associada ao uso da #pílulaanticoncepcional e outros métodos contraceptivos. A camisinha funciona como barreira, sendo também é eficiente na proteção contra infecções sexualmente transmissíveis (#ISTs), como AIDS e HPV.

Já cometeu algum desses erros?