Existem inúmeros tipos de #DIU e de 💊 #métodoscontraceptivos! Meu papel, enquanto ginecologista, é informar você para que tome decisões baseadas em FATOS, informações verdadeiras. Então, vamos desmistificar o DIU:

1⃣ O DIU pode causar #infertilidade – MITO! ❎ Se não houver outras causas para infertilidade, logo após a retirada do DIU a mulher volta a ficar 👍🏼 fértil.

2⃣ O DIU diminui a libido – MITO! ❎ Muito pelo contrário, eles podem causar mais #segurança para a mulher por de fato ser um #método muito eficaz, deixando-a ainda mais tranquila 😊 para as relações sexuais.

3⃣ O DIU atrapalha na hora do sexo – MITO! ❎ O DIU possui um cordãozinho que se exterioriza pelo #colodoútero, como é possível ver na foto do post e alguns parceiros relatam senti-lo, o que é facilmente contornado cortando ✂ um pouco mais o cordão. Já para as mulheres, não há incômodo algum.

4⃣ O DIU é #abortivo – MITO! ❎ O DIU não permitirá a conjuntura do óvulo com o 🐛#espermatozoide, antes da fecundação. Então, se os dois não se unem e se não há fecundação, não há #gravidez 🤰🏽e nem aborto!

➡ Sua decisão deve ser sempre em conjunto com uma 👩🏻⚕️ginecologista, visando suas necessidades e a qualidade de vida!