#endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio – tecido que reveste o interior do útero – fora da cavidade uterina, ou seja, em outros órgãos da pelve: trompas, #ovários, intestinos e #bexiga, como podemos observar na imagem acima!

Todos os meses, o #endométrio fica mais espesso, para que um ⏺ óvulo fecundado possa se implantar nele. Quando não há gravidez 🤰🏻, no final do ciclo ele descama e é expelido na menstruação.

Uma das teorias para explicar a endometriose é que um pouco desse sangue 🩸 migra no sentido oposto e cai nos ovários ou na cavidade abdominal, causando a #lesãoendometriótica.

➡ A doença afeta hoje cerca de seis milhões de brasileiras.

De acordo com a Associação Brasileira de Endometriose, entre 10% a 15% de mulheres 👧🏻🙎🏻👩🏽⚖️ em idade reprodutiva (13-45 anos) podem desenvolvê-la e há 30% de chance de que fiquem estéreis.

Felizmente há tratamento para endometriose! ✅ Um dos tratamentos seguros e eficientes é o #implantehormonal!

O objetivo do tratamento hormonal para endometriose é a 📉 diminuição da produção de estrogênio, hormônio responsável pelo crescimento dos focos da doença ou a suspensão da menstruação 🩸, diminuindo também os sintomas da endometriose.

O que acha de uma segunda parte sobre esse tema? 👇🏻