Recebi muitas perguntas no direct sobre a #píluladodiaseguinte! Então preparei um post com as 6 dúvidas mais comuns sobre esse 💊 #métodocontraceptivo de EMERGÊNCIA!

Lembrem-se: a pílula deve ser usado apenas se o método contraceptivo habitual falha ou é esquecido.

1⃣ Posso engravidar mesmo tomando a pílula do dia seguinte?
Sim! ❗A pílula do dia seguinte não é 100% eficaz, especialmente se for tomada após 72 horas da relação sexual.

2⃣ A pílula do dia seguinte atrasa a #menstruação?
Sim! E adianta também. Na maior parte dos casos, a menstruação 🩸 ocorre na data esperada com uma variação de cerca de 3 dias para mais ou para menos. No entanto, caso o atraso se mantenha, deve-se fazer o teste de gravidez.

3⃣ A pílula do dia seguinte é ab0rtiva ?
Não! 🙅🏻 Se o óvulo já tiver sido fecundado, a pílula não impede o desenvolvimento da #gravidez. A pílula funciona assim:

➡ Inibe ou retarda a #ovulação, o que evita a fecundação do óvulo pelo espermatozoide;
➡ Aumenta a viscosidade do muco vaginal, dificultando a chegada do espermatozoide ao óvulo.

4⃣ Quantas vezes posso tomar?
Não recomendamos ❎ tomar mais de uma vez por ano, ingeri-la muitas vezes aumenta o risco de gravidez, uma vez que causa uma confusão no ciclo menstrual e perde a eficácia. ➡ Opte por métodos contraceptivos mais práticos e seguros, como o #implantehormonal.

5⃣ A pílula do dia seguinte causa #infertilidade?
Não existe nenhuma comprovação científica 📖 de que o uso esporádico dessa pílula possa causar infertilidade, má formação do feto ou #gravidezectópica.

6⃣ Posso tomar a pílula antes de realizar relação sem proteção?
⛔🚫👎🏻 Não, a pílula deve ser tomada o mais rápido possível APÓS a relação e ela funciona apenas como método contraceptivo de emergência. Ela não te protege de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Opte por combinar a camisinha com outro método contraceptivo.