As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), anteriormente chamadas de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), são infecções causadas por #microorganismos 🦠 transmitidos durante o contato íntimo, por isso devem ser evitadas com o uso de preservativos.

➡ Se você teve relação desprotegida, realize o quanto antes o teste de HIV, #sífilis e hepatites B e C. 👍🏻 O #SUS disponibiliza gratuitamente e esses exames podem ser realizados de forma anônima.

A principal dúvida nesse assunto é: QUANDO suspeitar de ISTs?

⚠ Ardência ou coceira na vagina são sintomas comuns de #candidíase, mas também podem ser causados por ISTs como clamídia, gonorreia, HPV e outras. Se os sintomas persistirem, procure uma 👩🏻⚕️gineco de confiança!

⚠ Corrimento amarelado, esverdeado ou marrom acompanhado de mau odor. É normal que mulheres tenham corrimento vaginal, mas a secreção vaginal da IST é diferenciada! Conheça seu corpo.

⚠ Dor durante contato íntimo. Não é normal sentir dor na relação, isso pode indicar uma infecção 🔎, já que as IST’s podem causar ferimentos ou inflamações da mucosa da vagina.

⚠ Feridas, bolhas e verrugas na vulva ou vagina também são características de certas IST’s.

➡ Na presença de qualquer um ❗ desses sintomas é muito importante ir a ginecologista para o tratamento adequado.