#candidíase de repetição, também chamada de #candidíaserecorrente, é definida quando a mulher apresenta 4 ou mais episódios da infecção em um ano, o que acontece em cerca de 5% das mulheres. A candidíase acomete, pelo menos, 75% das mulheres uma vez na vida.

A candidíase mais comum é causada pala pela Cândica albicans, sua identificação é muito importante para orientar o tratamento de candidíase recorrente, já que algumas espécies são resistentes a alguns antibióticos.

O melhor tratamento para a candidíase de repetição passa inicialmente por uma #avaliaçãoclínica cuidadosa 👩🏻⚕️, para a identificação das possíveis causas da infecção recorrente, identificação da espécie de cândida, além dos diagnósticos diferenciais que podem ser semelhantes, como vaginose citolítica e alergias na região vulvar e vaginal.

➡ Mudanças no estilo de vida, incluindo gerenciamento de stress, atividade física, hábitos alimentares saudáveis e sono de qualidade são essenciais.

Assim, o melhor tratamento é aquele realizado de #modointegrativo – com exames realizados com atenção, identificação correta da causa, consideração das possibilidades e #estilodevida da paciente e medicamentos 💊 prescritos por uma ginecologista responsável.