O câncer de colo uterino é geralmente causado por alguns tipos oncogênicos do #HPV (#Papilomavírus 🦠 Humano).

➡️ No estágio inicial/#pré-câncer não costuma apresentar sintomas, sendo somente detectado pelos exames de rotina femininos.

Os primeiros sinais aparecem por meio de sangramento vaginal, seguido de #corrimento e dor na pelve, mas, de novo: esses sinais surgem já em um estágio um pouco mais avançado.

Por isso, é importante realizar periodicamente os exames de rotina, facilitando, assim, a detecção precoce do #câncerdecolodoútero.

➡️ Quando a doença já se encontra em um estágio mais avançado ⚠️, a mulher pode apresentar um quadro de anemia, devido à perda de sangue, dores nas pernas, nas costas e problemas urinários ou intestinais.

Muitos desses sintomas são inespecíficos e podem representar uma variedade de diferentes causas. Se houver a presença de qualquer um destes sintomas, procure uma 👩🏻‍⚕️ #ginecologista de confiança.

*Publicação de caráter educativo e informativo, sem fins lucrativos, de acordo com despacho 143/2019 CFM, artigo 75. A postagem respeita a lei de liberdade econômica (lei1 3874/19), artigo 4, inciso VIII c/c artigo 5. Imagem ilustrativa, retirada de banco de imagens livre de royalties.