Não é raro encontrar uma paciente que reclame da falta de libido muitas vezes relacionando ao uso do anticoncepcional.

A verdade é que todo sintoma é depende de muitos fatores – sendo o organismo, mente e estado emocional influentes nas questões de saúde que apresentamos.

Portanto, a falta de libido tem a ver também com o estilo de vida, qualidade do sono, estresse, relacionamento, questões emocionais e autoestima, sendo fundamental avaliar esses fatores.

Mas, afinal, o anticoncepcional pode prejudicar a libido? Sim. Isso porque o anticoncepcional tem como objetivo inibir a ovulação e, assim, a produção dos hormônios envolvidos na libido acaba sendo comprometida. A testosterona, por exemplo, acaba tendo a liberação muito menor durante o uso dos contraceptivos orais.

Mas existem meios de resolver isso! 😁

➡ Você pode optar por métodos contraceptivos não hormonais, como o DIU de cobre, por exemplo.

➡ O que eu normalmente recomendo é o implante hormonal, sendo um método contraceptivo eficiente, tendo ótimos resultados com (normalmente) poucos efeitos colaterais e ação positiva na libido.

*Publicação de caráter educativo e informativo, sem fins lucrativos, de acordo com despacho 143/2019 CFM, artigo 75. A postagem respeita a lei de liberdade econômica (lei1 3874/19), artigo 4, inciso VIII c/c artigo 5. Imagem ilustrativa, retirada de banco de imagens livre de royalties.