Infecções Trato geniturinário no Morumbi

Infecções Urinárias

Dra. Bartyra adota uma abordagem integrada para abordar essas infecções, empregando a imunomodulação com beta-glucana, um modulador imunológico reconhecido por sua eficácia contra patógenos associados a infecções do trato urinário e candidíase. Adicionalmente, ela incorpora o uso de laser pulsado e administração de vitaminas injetáveis, respaldados por estudos.

A imunomodulação com beta-glucana visa aprimorar a resposta imunológica do corpo contra infecções. Por outro lado, o laser pulsado é uma técnica não invasiva que contribui para reduzir a inflamação e a dor associadas às infecções do trato urinário e candidíase. Quanto à suplementação de vitaminas injetáveis, esta busca fortalecer o sistema imunológico e combater a infecção, incluindo:

Complexo B: Vitaminas do complexo B, como a vitamina B6, podem aprimorar a resposta imunológica do corpo, especialmente em situações de estresse ou ansiedade, que podem impactar a saúde do sistema imunológico. Além disso, as vitaminas B2 e B3 podem contribuir para a redução da inflamação e dor associadas às infecções do trato urinário.

Vitamina D: Reconhecida por desempenhar um papel vital na regulação do sistema imunológico e na prevenção de doenças infecciosas, a vitamina D é considerada uma opção relevante para mulheres com recorrência de infecções do trato urinário, de acordo com estudos que indicam uma possível associação entre a deficiência de vitamina D e um maior risco dessas infecções.

Vitamina B12: Essencial na síntese de células do sistema imunológico, a vitamina B12 pode contribuir para a melhoria da resposta imunológica contra infecções do trato urinário. A deficiência dessa vitamina também pode estar ligada a um maior risco de tais infecções.

É imperativo destacar que o uso de suplementos vitamínicos deve ser supervisionado por um profissional de saúde qualificado, capaz de avaliar as necessidades individuais de cada paciente e recomendar a dosagem adequada e o tipo de suplemento mais apropriado. Estudos, como o “Vitamin D and recurrent urinary tract infections in women: a systematic review and meta-analysis”, demonstram a eficácia da suplementação dessas vitaminas na fortificação do sistema imunológico feminino, sugerindo que a vitamina D, por exemplo, pode reduzir a recorrência de infecções do trato urinário em mulheres.

Cada situação é única, e o tratamento pode variar conforme a gravidade da infecção e a saúde geral da paciente. Assim, é fundamental procurar a orientação de um profissional de saúde capacitado antes de iniciar qualquer tratamento. A Diamond Pro Mulher destaca-se como uma clínica especializada em saúde da mulher, oferecendo avaliação personalizada e orientação especializada para cada paciente.

Infecções Trato geniturinário no Morumbi

Dra. Bartyra Gomes
Médica da Mulher

Com 30 anos de experiência na área, a Dra. Bartyra se dedica a cuidar da saúde feminina em todas as fases da vida, do atendimento clínico ao acompanhamento preventivo.

Quer saber mais?

Se você tiver alguma dúvida sobre as terapias, entre em contato conosco.